Rafael Oliveira Do Esporte Interativo

RAFAEL OLIVEIRA 

1- Como surgiu o interesse por comunicação?
Surgiu tarde. Sempre gostei muito de esportes, mas nunca me imaginei fazendo jornalismo e muito menos aparecendo na televisão. Minha ideia era fazer algo mais na área de exatas mesmo, talvez engenharia. A decisão foi tomada mais perto do ano de fazer vestibular. Acho que no 2º ano do ensino médio eu levei a sério a possibilidade de trabalhar com esporte, que é o que eu realmente gosto.

2- Quem te deu a primeira oportunidade?
O meu primeiro trabalho foi e é o Esporte Interativo. Antes, cheguei a ter uns 2 blogs e escrevi para o site ArenaFC, mas sem receber nada, apenas para aproveitar a oportunidade e ganhar alguma experiência.


3-Em quais lugares vc já trabalhou?
Só aqui no Esporte Interativo mesmo, além de ter uma coluna semanal no Jornal Campeão, que circula no estado do Rio de Janeiro.


4- Fale da sua história no jornalismo.
Não tenho muita história por enquanto. Ainda sou novo, me formei há quatro meses, apesar de trabalhar com isso desde janeiro de 2007. Comecei junto com a TV Esporte Interativo. Fui contratado como estagiário exatamente para o projeto de lançar a tv, que ainda não existia. Foi tudo bem rápido. No início, eu era produtor dos jogos e programas que a gente transmitia. Em dois meses, tive a chance de comentar um jogo. Não me interessava muito na época, mas o pessoal deu um grande apoio e acabei aceitando. A galera gostou do resultado, eu achei legal e continuei. Atualmente, além de comentarista, sou editor-chefe de conteúdo do portal do Esporte Interativo.


5- O que um jornalista nunca deve fazer ou dizer?
Acho que não tem nada que NUNCA deva ser dito ou feito. É questão do bom senso e do estilo que cada um deseja seguir. Muita coisa influencia, é verdade. Varia de acordo com filosofia da empresa em que você trabalha e dos profissionais que estão ao seu redor. Mas, acima de tudo, é preciso ter personalidade e inteligência, independente do caso. Não para bater de frente com algo que você não vai mudar, mas para se expressar da maneira que deseja e levantar novos pontos de vista.


6- Um projeto futuro?
Sei lá... Tenho algumas ideias e alguns objetivos, mas nada muito bem planejado por enquanto. Tenho vontade de morar um tempo na Europa, conhecer alguns países e, de repente, estudar ou trabalhar por lá durante alguns meses.


7-Qual sua estratégia para conseguir boas respostas?
Você não precisa ser agressivo para chegar no ponto que deseja. É importante abordar os temas com calma e consciência. Não tem necessidade de "bater" no entrevistado para conseguir uma resposta e publicar de forma deturpada. É possível obter um bom conteúdo mantendo uma conversa em bom tom


8-Entrevistas mais importantes?
Como eu falei antes, comecei há pouco tempo e não tive a experiência do dia-a-dia de repórter, acompanhando treinos ou saindo muito da redação. Já fiz algumas entrevistas por telefone com alguns jogadores, além de alguns bate-papos durante os programas de tv no Esporte Interativo, mas nada tão importante.


9-Qual seu maior sonho ainda não realizado?
Profissionalmente, acho que é cobrir uma Copa do Mundo e uma Olimpíada. Deve ser sensacional acompanhar de perto os principais eventos esportivos do mundo.


10- O que vc deseja dizer ao mundo?
Ta aí uma coisa que nunca parei para pensar... hahaha. Sinceramente, não faço a menor ideia.


Desde já meu agradecimento e meu carinho...
Valeu. Eu que agradeço.
Bjs e muito sucesso aí!


Obs: Começei a assistir o E.I por causa de vc e do Henning..vcs são muitooooooooo bons mesmoooo e além de tudo vc faz bem aos olhos se é que me entende..rss
muito obrigado..bjus